27 de abril de 2025
21°C

Fenasul Expoleite 2025 é lançada com promessa de recordes e novidades gastronômicas em Esteio

A expectativa dos organizadores é superar os 100 mil visitantes da edição anterior, consolidando a Fenasul Expoleite como a principal feira de outono do setor leiteiro no Estado


Por Pablo Bierhals Publicado 15/04/2025
Ouvir: 04:13
1280 x 720 – 2025-04-15T113029.261
Foto: Fernando Dias/Seapi

Com foco na retomada após o cancelamento da edição anterior, foi lançada oficialmente, nesta segunda-feira (14), a 18ª Fenasul e 45ª Expoleite, em cerimônia na sede da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em Porto Alegre. O evento, um dos maiores do setor agropecuário no Rio Grande do Sul, acontecerá de 14 a 18 de maio, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, reunindo produtores rurais, empresas, entidades e lideranças do agro.

Com entrada gratuita, a feira volta com força total e contará com exposição de animais, concurso leiteiro, avaliação morfológica, seminários técnicos, além de diversas atrações culturais e gastronômicas. A expectativa dos organizadores é superar os 100 mil visitantes da edição anterior, consolidando a Fenasul Expoleite como a principal feira de outono do setor leiteiro no Estado.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Gastronomia como destaque: campeonato internacional e recordes mundiais

A grande novidade deste ano será a realização do 2º Campeonato Pan-Americano de Assadores Ancestrais, organizado pelo chef Edi da Gre e pela Associação Gaúcha de Churrasqueiros e Chefs. A competição reunirá cerca de 300 parrilleros de 14 países e será palco para a tentativa de dois recordes mundiais: a maior linguiça do mundo, com 150 metros, e o maior carreteiro do planeta, feito com 10 toneladas de alimentos — que serão distribuídos a comunidades carentes.

Feira reforça papel estratégico do agronegócio gaúcho

Para o secretário da Agricultura, Edivilson Brum, o retorno da feira é simbólico, especialmente após os desafios climáticos enfrentados no último ano. Ele destacou a importância da Fenasul Expoleite como ferramenta de valorização do setor primário e como demonstração da força da cadeia produtiva do leite no Estado, que segue como referência nacional em sanidade animal.

Já o presidente da Gadolando e da Febrac, Marcos Tang, ressaltou que a feira se tornou um ponto estratégico para negócios, especialmente no outono, período favorável para comercialização de gado leiteiro. Tang lembrou ainda que a Fenasul Expoleite tem apenas duas edições a menos que a Expointer, reforçando seu caráter tradicional e consolidado no calendário agropecuário gaúcho.

Valorização da agricultura familiar e das economias locais

A Feira da Agricultura Familiar também marcará presença com 40 estandes de agroindústrias, evidenciando a produção de alimentos com identidade e qualidade das famílias do campo. Segundo o vice-presidente da Fetag-RS, Eugênio Zanetti, a Multifeira cumpre papel essencial ao dar visibilidade aos pequenos produtores e à cultura regional.

Além da agricultura familiar, o público poderá visitar o 10º Rodeio Fenasul, o 3º Rodeio Artístico de Esteio, a 4ª Multifeira de Esteio, além de curtir shows musicais diários, apresentações culturais, espaços kids e de inovação, e uma programação completa para todas as idades.

Acesso facilitado e entrada gratuita

A entrada para a Fenasul Expoleite 2025 será gratuita, com acesso pelo Portão 3, para quem desembarca do Trensurb, e pelo Portão 7, na Avenida Celina Chaves Kroeff, para pedestres e veículos.

O prefeito de Esteio, Felipe Costella, homenageou os produtores como principais protagonistas da feira e reforçou o papel da Fenasul Expoleite como símbolo de superação e crescimento. Ele afirmou que, mesmo após a pandemia e a enchente, o evento se fortalece e tem potencial para ser a maior edição da história.