Colheita do arroz no RS ultrapassa 60% da área semeada, aponta Irga
Planície Costeira Externa e Fronteira Oeste estão mais próximas de concluir a colheita


A colheita do arroz no Rio Grande do Sul atingiu 62,35% da área semeada na safra atual, segundo dados divulgados pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). Até o momento, já foram colhidos 604.922,93 hectares nos principais polos produtores do Estado.
As regiões mais adiantadas no processo de colheita são a Planície Costeira Externa, com 85,03% da área colhida, e a Fronteira Oeste, com 74,48%. Em seguida, aparecem a Planície Costeira Interna (63,27%), a Campanha (56,31%), a Zona Sul (44,89%) e a Região Central (44,26%).
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
O município de Camaquã integra a Planície Costeira Interna, com 63,2% da área colhida.
Avanço mais lento com chegada de abril
Segundo Luiz Fernando Siqueira, gerente da Divisão de Assistência Técnica e Extensão Rural do Irga, a tendência é que a partir de abril o ritmo da colheita diminua, em função da redução no tempo diário disponível para o trabalho nas lavouras. “O produtor passa a ter menos horas de sol e enfrenta maior umidade, o que compromete a velocidade da colheita”, explica.
Monitoramento constante via plataforma Safra
As informações sobre o andamento da colheita são disponibilizadas semanalmente pelo Irga por meio da plataforma Safra. O sistema é alimentado por dados coletados pelos 37 escritórios do instituto espalhados por todas as regiões arrozeiras do Rio Grande do Sul, garantindo um retrato preciso e atualizado da safra.
Importância da cultura para o Estado
O Rio Grande do Sul é o maior produtor de arroz do Brasil, sendo responsável por mais de 70% da produção nacional. O bom andamento da colheita é essencial para o abastecimento interno e para manter os níveis de exportação do grão.
Com os dados mais recentes, a expectativa é de que a colheita avance com consistência nas próximas semanas, mesmo com a previsão de lentidão no ritmo devido às condições climáticas do outono.