31 de março de 2025
29°C
  • CLIQUE AQUI (1)

Abner Dillmann toma posse no conselho fiscal da AmproTabaco

O prefeito de Dom Feliciano, Tiago Szortyka (PSB) foi eleito tesoureiro da associação


Por Pablo Bierhals Publicado 27/03/2025
Ouvir: 03:59
1280 x 720 – 2025-03-27T151136.724
Foto: Divulgação/Prefeitura de Camaquã

A Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (AmproTabaco) teve sua nova diretoria empossada na última terça-feira (25), durante a 23ª Expoagro Afubra, em Rio Pardo. O prefeito Abner Dillmann (PSDB), de Camaquã, passou a ser membro do conselho fiscal, já o prefeito de Dom Feliciano, Tiago Szortyka (PSB) foi eleito tesoureiro da associação.

A AmproTabaco reúne prefeitos e lideranças de municípios produtores de tabaco do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, que estiveram reunidos na Assembleia Geral Ordinária da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco. Na oportunidade aconteceu a eleição e posse da nova diretoria para a gestão 2025/2026, com o prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker, sendo eleito presidente.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

O então presidente da AmproTabaco, Marcus Vinícius Müller Pegoraro, ex-prefeito de Canguçu, conduziu o início da assembleia. Ele destacou a importância da cadeia produtiva do tabaco e as realizações da entidade, bem como falou sobre o desafio de sensibilizar novos prefeitos para se integrarem à iniciativa. “A cadeia produtiva do tabaco transforma a realidade de vida das nossas comunidades. É nosso dever, com certeza, fazer esta defesa”, salientou. Em seguida, aconteceu a leitura da ata, as deliberações do dia e a apresentação das autoridades presentes no evento.

Na sequência, a chapa única foi eleita por unanimidade para a gestão 2025/2026, seguida da posse da nova diretoria, liderada pelo prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker. O presidente eleito conduziu a reunião e agradeceu o apoio de todos pela indicação. Becker ainda destacou que são perto de 500 municípios produtores de tabaco nos três estados do Sul do Brasil. “Que possamos desta forma mostrar toda a importância da mobilização e, dentro disso, a representatividade dos prefeitos através da AmproTabaco, mostrando toda a importância que tem a cultura do tabaco, tanto em termos econômicos, sociais”, frisou. Além disso, o líder ressaltou que haverá ampliação e intensificação do trabalho, sendo fundamental a contribuição de cada município para o fortalecimento da mobilização.

Outro assunto em pauta durante a assembleia foi a homologação do novo secretário executivo da AmproTabaco, com a indicação e escolha do ex-presidente da entidade, Marcus Vinícius Pegoraro. Por fim, o espaço ficou aberto para a exposição de assuntos gerais. O presidente Becker ainda mencionou a importância da Expoagro Afubra, bem como agradeceu o apoio da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco). Formada por municípios dos três estados do Sul do Brasil, a AmproTabaco defende os interesses das localidades produtoras de tabaco em níveis estadual e federal. O papel da entidade é fundamental na promoção econômica e social do setor em todo o Brasil.

Diretoria AmproTabaco 2025/2026:

Presidente: Gilson Becker – Vera Cruz/RS

Vice-presidentes:
Emerson Maas – Mafra/SC
Fernanda Sardanha – São Mateus do Sul/PR
Paulo Joel – Boqueirão do Leão/RS

Secretário: Leandro Jasinski – Rio Azul/PR

Vice-secretário: Paulo Gilberto Schmitt – Progresso/RS

Tesoureiro: Tiago Szortyka – Dom Feliciano/RS

Vice-tesoureiro: Mario Cesar – São João do Triunfo/PR

Conselho Fiscal:
Abner Dillmann – Camaquã/RS
Arion Braga – Canguçu/RS
Sérgio Moraes – Santa Cruz do Sul/RS
Douglas Modesto – Ipiranga/PR
Norton Soares – Restinga Seca/RS
Rodrigo de Souza – Petrolândia/SC

Secretário Executivo: Marcus Vinícius Müller Pegoraro – Canguçu/RS

  • Banner-Camaqua_CC 970×90 (3)