Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional: 13 de outubro é o dia de lembrar a importância dos trabalhos destes profissionais
A celebração da data foi sancionada pela ex-presidente Dilma Rousseff, no ano de 2015, através da Lei nº 13.084; Saiba mais


Nesta terça-feira, 13 de outubro, é comemorado o dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional. A celebração da data foi sancionada pela ex-presidente Dilma Rousseff, no ano de 2015, através da Lei nº 13.084.
Afisioterapia é uma área da saúde que se dedica à prevenção e tratamento de lesões, decorrentes de traumas e doenças adquiridas ou genéticas. A fisioterapia atua em diferentes áreas, sendo algumas delas, clínica, saúde coletiva, educação e outras.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
- Clínica: o profissional está habilitado a atuar em hospitais, clínicas, centros de reabilitações, entre outras unidades de saúde;
- Saúde coletiva: o fisioterapeuta é responsável por promover ações que garantam a saúde de grupos de pessoas, podendo participar, por exemplo, de programas de fisioterapia do trabalho e de ações básicas de saúde;
- Educação: o profissional pode atuar em cursos de graduação e pós-graduação, além de realizar pesquisas no campo;
- Outras: engloba o desenvolvimento de equipamentos e produtos para fisioterapia e a atuação na área esportiva.
O profissional fisioterapeuta atua na reabilitação após acidentes e traumas, assim como na prevenção de lesões graves e na melhoria da qualidade de vida. A terapia é um dos importantes papéis que estes os fisiterapeutas desenvolvem.
Pacientes com problemas respiratórios e pessoas que passam grandes períodos internadas em hospitais, como em UTIs e idosos se beneficiam dos trabalhos destes profissionais. Através da terapia são desenvolvidos exercícios para melhorar problemas musculares e de coluna.
Terapia ocupacional
A terapia ocupacional atua na prevenção e tratamento de problemas físicos, mentais, emocionais e sociais que possam resultar em dificuldades na realização de atividades diárias. Os profissionais desta área podem atuar em empresas, ambulatórios, clínicas, creches, escolas e sistemas prisionais e projetos sociais.
Os fisioterapeutas precisam lidar com pessoas com dificuldades no desempenho de tarefas simples, que podem estar com o emocional fragilizado devido às restrições. Por isso, o perfil deste profissional da saúde precisa ser paciente e simpático.
A frase “fisioterapia por amor”, pode ser considerada um clichê, mas para os profissionais da área é a verdade simples e pura do trabalho. Lidar com pessoas nem sempre é fácil e agradável quando tudo está bem, imagina quando existe algo incomodando e causando dores.
Nesta terça-feira (13), dedicamos todo o nosso carinho e respeito aos profissionais que atuam na Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Sem dúvida eles são fundamentais para a promoção da saúde e bem-estar de todos.