Sete cidades da região de Camaquã poderão flexibilizar bandeira vermelha
Arambaré, Cerro Grande do Sul, Chuvisca, Dom Feliciano, Sentinela do Sul, Sertão Santana e Tapes podem flexibilizar decreto por não apresentarem óbitos e hospitalização nas últimas semanas

Durante transmissão ao vivo que decretou a bandeira vermelha para toda a região de Camaquã, o governador trouxe uma boa notícia para sete municípios. As cidades em bandeira vermelha sem registro de óbito ou internação por coronavírus nos últimos 14 dias poderão seguir protocolos da bandeira laranja, caso o prefeito assim decida.
Os municípios da região de Camaquã que estão em zona vermelha e não tiveram óbitos nem hospitalizações nos últimos 14 dias:
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
- Arambaré
- Cerro Grande do Sul
- Chuvisca
- Dom Feliciano
- Sentinela do Sul
- Sertão Santana
- Tapes
Em pronunciamento ocorrido na tarde desta segunda-feira (22), o governador Eduardo Leite confirmou a manutenção da região de Porto Alegre e, consequentemente a região de Camaquã, na bandeira vermelha. Desta forma, somente estabelecimentos que vendem itens essenciais podem estar abertos, mantendo 50% dos trabalhadores. Os demais locais do comércio e serviços devem ficar fechados.
Durante a tarde desta segunda-feira (22), os prefeitos da região propuseram a criação da microrregião da Costa Doce e desmembramento da região Metropolitana de Porto Alegre. O anúncio foi feito pelo Secretário Municipal da Saúde, Fabiano Martins, em uma transmissão ao vivo, ocorrida após conferência em vídeo com os prefeitos da região.
A proposta serve para evitar que a região seja movida para a bandeira vermelha e tenha restrições ainda maiores no comércio e serviços. Em primeiro momento, a proposta foi recusada e a região de Camaquã “passará a semana” dentro da bandeira vermelha do Distanciamento Controlado.
Restaurantes e lancherias ficam proibidos de receber clientes no local, mas podem atender em sistema de tele-entrega, drive-thru e pegue e leve. Nos shoppings, também fica permitido o acesso apenas a serviços essenciais – como farmácias, lavanderias e supermercados, que podem operar com apenas 25% dos funcionários. Fora isso, os shoppings devem permanecer fechados, sem circulação de pessoas.
As aulas devem ser mantidas de forma remota. Cursos livres devem permanecer fechados, assim como escolas de ensino infantil, fundamental e médio e universidades.
Passam a ser totalmente vedados o funcionamento de academias, missas e serviços religiosos, clubes sociais e esportivos (mesmo que com atendimento individual) e serviços de higiene pessoal – como cabeleireiro e barbeiro.
O modelo de Distanciamento Controlado está dividido em protocolos que devem ser adotados para cada atividade econômica conforme a bandeira semanal. Por isso, é preciso que os moradores de cada uma das regiões acessem o site distanciamentocontrolado.rs.gov.br para consultar os protocolos específicos de cada setor.
Todas as regiões, seja qual for a bandeira na qual está classificada, devem seguir todos os protocolos de prevenção, que incluem uso de máscara, distanciamento entre as pessoas, higienização dos ambientes e das mãos, uso de equipamento de proteção individual (EPI), afastamento de casos positivos ou suspeitos, teto de ocupação e atendimento diferenciado para grupos de risco.
Situação na região
Durante a tarde desta segunda-feira (22), a Secretaria Estadual da Saúde confirmou dois novos casos de Covid-19 para a cidade de Camaquã. Com isso, o total de diagnósticos foi à 34. Na região, são 107 casos confirmados da doença, com taxa de recuperação próxima aos 70%.
Até o momento, não há informações sobre os dois pacientes que tiveram seu diagnóstico divulgado.
O levantamento com o total de casos foi feito pela reportagem do Clic Camaquã, com base nos dados fornecidos pelas Prefeituras Municipais e confirmados pela Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul. Ainda segundo as Prefeituras, pelo menos 70 destes pacientes já estão recuperados.
Arambaré – 1 caso confirmado
Barra do Ribeiro – 13 casos confirmados
Camaquã – 34 casos confirmados
Cerro Grande do Sul – 2 casos confirmados
Chuvisca – 6 casos confirmados
Dom Feliciano – 3 casos confirmados
Encruzilhada do Sul – 28 casos confirmados
Mariana Pimentel – 4 casos confirmados
São Lourenço do Sul – 13 casos confirmados
Sentinela do Sul – 1 caso confirmado
Sertão Santana – 1 caso confirmado
Tapes – 1 caso confirmado