13 de abril de 2025
21°C
  • Design sem nome – 2025-04-01T135214.387

“A melhor forma de apresentar a alimentação saudável para os filhos é através do exemplo”, afirma nutricionista

Tanara Stumpf Trenz deu dicas para iniciar a introdução alimentar nos bebês e a incentivar crianças de diferentes idades a se alimentar de forma saudável


Por Redação Clic Camaquã Publicado 11/03/2020
Ouvir: 03:37

As mamães e papais costumam ficar ansiosos com a chegada de um novo bebê e com todas as fases que vão vivenciar ao lado dos filhos. A forma correta de iniciar a alimentação infantil é uma das dúvidas frequentes que os pais enfrentam. A nutricionista Tanara Stumpf Trenz deu algumas dicas para auxiliar neste período e diminuir as preocupações que podem surgir no processo. 

Leia também: Estado lança plano de contingência para combater o Coronavírus

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

É importante que os pais incentivem o consumo de alimentos saudáveis e que passem a apresentar esses alimentos para os bebês desde a introdução alimentar. A dica da nutri foi criar um momento de interação entre pais e filhos, onde se participa da degustação do alimento. A chamada hora da fruta é a opção mais adequada, de acordo com Tanara, pois é o momento em que ambos aproveitam o alimento.

A interação entre a família no processo de introdução alimentar é importantíssima, pois a criança observa os adultos e imita suas ações. “A melhor forma de apresentar uma alimentação saudável para nossos filhos é através do exemplo”, salientou Tanara. 

A nutricionista comentou que o paladar dos bebês já se forma desde a barriga da mãe, por isso ela explicou que é importante que a exista uma programação gestacional. “Toda mulher e homem que pretendem ter um filho, antes mesmo deles começarem a tentar, já seria interessante eles melhorarem a alimentação deles”, comentou. “Porque na hora da concepção, eles vão estar mais saudáveis e vão conceber um filho mais saudável”, explicou.  

Tanara salientou que é muito importante que as mães cuidem da alimentação durante a gestação. “A partir da décima sexta semana o bebê já começa a sentir o paladar, o olfato, então tudo que a mãe come vai passando pra ele”, informou. “Por isso que quando a criança nasce e a mãe da pra ela na fase da introdução alimentar aquele alimento que durante a gestação ela comia bastante ele reconhece”, falou.

A nutricionista explicou que as mães que tem uma alimentação saudável durante a gestação, com certeza vão vão ter uma aceitação melhor das crianças durante a introdução alimentar. “Mais do que tentar introduzir, é importante o exemplo”, salientou. 

Tanara comentou ainda que quando a criança já é maior, é possível continuar incentivando a alimentação saudável através da interação com a família. Ela deu a dica de levar a criança junto no mercado e incluir ela no processo da escolha dos alimentos. Conforme a criança for crescendo dá para realizar o preparo dos alimentos com a colaboração dela, assim o processo se torna muito mais prazeroso e educativo, além de aproximar pais e filhos.

 

  • Design sem nome (44)