Hospital de Camaquã esclarece mitos e verdades sobre o vírus do HIV
Segundo o Ministério da Saúde, 135 mil brasileiros vivem com HIV e não sabem


O mês de dezembro é marcado por uma grande mobilização nacional, a ser realizada todos os meses de dezembro, sobre prevenção ao HIV, AIDS e outras IST. Batizado de Dezembro Vermelho, e realizado pela segunda terceira vez no Brasil. A ação tem o intuito de chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas vivendo com HIV.
A escolha do mês foi em função do Dia Mundial Contra a AIDS, celebrado no mundo inteiro em 1º de dezembro.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Leia também: Conheça quatro superalimentos que devem estar presentes em qualquer dieta
O Brasil tem hoje uma das maiores coberturas de tratamento antirretroviral (TARV) entre os países de baixa e média renda, com mais da metade, 64% das pessoas vivendo com HIV, recebendo tratamento, segundo os dados do Boletim Epidemiológico 2016 do Ministério da Saúde. Em 2016, a média global para este segundo pilar das metas de tratamento foi de 53%.
Quando foi criado o Dezembro Vermelho?
A Lei Federal nº 13.504, que instituiu a campanha nacional de prevenção ao HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis, denominada Dezembro Vermelho, foi publicada no Diário Oficial em novembro de 2017 e tem programado um conjunto de atividades e mobilizações realizadas em parcerias entre o poder público, sociedade civil e organismos internacionais em todas as regiões do Brasil.
A agenda de atividades prevê a iluminação de prédios públicos de vermelho, já tradicional nas campanhas de mobilização em âmbito nacional, estadual e municipal, palestras e atividades educativas, bem como a veiculação de campanhas de conscientização em diversas mídias.
Leia também: Vô com Alzheimer decora música do neto em Porto Alegre e viraliza nas redes
Segundo Georgiana Braga-Orillard, Diretora do UNAIDS no Brasil, “A aprovação do Dezembro Vermelho foi um passo importante para que as atividades sejam feitas no Brasil todo, por várias instituições e também para que se possa ir além de uma data única e fazer com que esse debate siga vivo na sociedade por mais tempo.”
Mitos:
❌ O HIV pode ser transmitido por compartilhamento do vaso sanitário.
❌ A camisinha é a única forma de prevenção ao HIV.
❌ “Fiz sexo sem camisinha ontem e me arrependi, pois posso ter entrado em contato com o vírus. Só me resta lamentar e esperar 30 dias para poder fazer o teste.”
❌ A pessoa com HIV sempre transmite o vírus pelo sexo.
❌ “Eu já tentei muito, mas não consigo transar com camisinha 100% das vezes e tenho risco de me infectar. Só me resta lamentar e esperar o dia em que vou adquirir o HIV.”
❌ A pessoa com HIV tem obrigação de contar para os parceiros que tem o vírus.
❌ É fácil adquirir HIV pelo sexo oral.
Verdades:
✅ Mesmo o teste tendo o resultado negativo, ainda pode ser que eu tenha HIV.
✅ Trabalho de tatuagem e de manicure podem transmitir HIV.
✅ Pessoas com HIV podem ter filhos normalmente sem que estes tenham HIV.