Vá à feira: comprar da agricultura familiar é apoiar a produção diversificada

Os produtores que participaram da primeira edição da Feira da Agricultura Familiar, Artesanato e Empreendedorismo (Agriarte), realizada em Arambaré no último sábado (22), estavam alegres com a oportunidade de mostrar e comercializar seus produtos. Eram 25 bancas com uma variedade imensa de itens, incluindo frutas, legumes, sucos, cucas, geleias, bolsas de crochê e sabonetes artesanais.
E o mais importante: por trás das bancas existem histórias. Eu ouvi algumas e posso afirmar, sem medo de errar, que a agricultura familiar é fundamentada em resiliência, resistência e diversidade.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
E lá na feira de Arambaré, boa parte das bancas eram comandadas por mulheres.

Emater
Não foi só um participante que destacou o papel da Emater no auxílio dos produtores. Em alguns casos, os extensionistas rurais participam da escolha do que plantar até a regularização da agroindústria familiar.
De acordo com a gerente da Emater, Charlise Nunes, há expectativa de realizar novas feiras no município. “Nosso objetivo, também como extensão rural, é promover o desenvolvimento rural das famílias, fazendo com que eles gerem renda e possam continuar no meio rural”, destaca.
Feira do Produtor
Em Camaquã, além de feiras que ocorrem ao longo do ano, existe a Feira do Produtor Rural, localizada na Rua Major Lucio Meireles, 61, na área central da cidade.
A feira funciona nos sábados, das 7h às 12h.
Campo em Dia
De segunda a sexta-feira, das 7h às 8h, o programa Campo em Dia traz as principais atualizações do agronegócio através do aplicativo da Clic Rádio, Facebook e YouTube do Clic e Rádio Farol FM, de Arambaré.
Pablo Bierhals | jornalista do Clic Camaquã | contato @ cliccamaqua.com.br