Resumo da janela partidária: sete vereadores em exercício trocaram de partido em Camaquã

A janela partidária encerrou no dia 5 da última semana e, dos 15 vereadores em exercício no Legislativo de Camaquã, sete trocaram de partido. Além disso, secretários e suplentes de vereadores que anunciaram pré-candidaturas também trocaram de partido durante o período da janela.
- Pré-candidatos do PSDB migram para o União Brasil em Camaquã
- Marcos Maranata pode ser pré-candidato a prefeito pelo Progressistas
As movimentações de vereadores que estão exercendo mandato envolveram diretamente cinco partidos: PSDB, Cidadania, Progressistas, Republicanos e União Brasil.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Confira a lista na ordem de mudança:
- Vaterson Bônus: saiu do Republicanos e foi para o Progressistas;
- Mano Martins: saiu do União Brasil e foi para o Cidadania;
- Eva Rosi: saiu do PSDB e foi para o União Brasil;
- Ilson Meireles: saiu do PSDB e foi para o União Brasil;
- Mazinho: saiu do PSDB e foi para o União Brasil;
- Neco: saiu do PSDB e foi para o União Brasil;
- Renato Cabeleireiro: saiu do PSDB e foi para o União Brasil.
Com as mudanças, o Republicanos perdeu seu único representante, já o Progressistas retornou a possuir três cadeiras. O União Brasil perdeu um, que era presidente do diretório municipal, mas ganhou uma bancada com cinco cadeiras. A Federação PSDB Cidadania tem duas cadeiras, sendo uma dos tucanos, que perderam cinco nomes, e outra do Cidadania, que não possuía nenhum representante em Camaquã.
Além disso, outros nomes de visibilidade no cenário político municipal anunciaram filiações em outros partidos. É o caso do empresário Marcos Maranata, que saiu do Podemos para se filiar ao Progressistas. Além dele, o ex-secretário Diego Garcia e os suplentes de vereador, Daniel da Pacheca e Mozart, antes no PSDB, oficializaram ida ao União Brasil. A Ivana de Paula, conhecida pelos trabalhos na causa animal, também saiu do PSDB para ingressar ao União Brasil, o partido que mais se reforçou durante a janela em Camaquã. Robson Marques foi para o PDT.
Ainda há outros nomes que deixaram o PSDB para compor a nominata do Republicanos e União Brasil. Além de outros partidos que devem divulgar listas de pré-candidatos com possíveis surpresas nos próximos dias.
O prazo para o eleitor regularizar seu título encerra no dia 8 de maio. As eleições ocorrem no dia 6 de outubro.
Pablo Bierhals | chefe de redação do Clic Camaquã | contato @ cliccamaqua.com.br