Destaques desta terça-feira, 08/03
Em busca do Penta
Chelsea e Celtic proporcionaram um grande confronto no domingo (06), quando entraram em quadra na busca de uma vaga na fase semifinal da Taça Prainha. O Celtic abriu o placar com Mauricinho e sustentou essa vantagem até a penúltima volta do ponteiro, quando sofreu o gol de empate, marcado pelo atacante Willian. Com o 1 a 1, a decisão foi para as cobranças de pênaltis, resultando na vitória do Chelsea por 4 a 3. Desta forma, a equipe do volante Cristian segue na briga pelo título da 1ª Divisão. Se conquistar, será o penta campeonato na competição.

Caiu de pé
É óbvio que o sentimento para comissão técnica, atletas e torcedores do Celtic foi de frustração. Porém, digo frustração em virtude da forma que aconteceu, sofrendo o gol de empate no último lance e depois perdendo nos pênaltis. Na gíria do futebol, podemos dizer que ficou um gosto amargo, mas isso não apaga o baita campeonato que a equipe realizou. Desde a diretoria, comissão técnica, atletas e torcedores que pegam juntos em prol desta agremiação, que também posso afirmar que caiu de pé.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Camaquã x São Lourenço do Sul
A final do Praiano de Cristal pela 1ª Divisão, terá o encontro de Sub Zero e Nova Barca. Representando Camaquã estará mais uma vez em busca do título, a tradicional equipe do Sub Zero. Já em defesa das cores lourencianas, o excelente time do Nova Barca. O encerramento da competição ocorre neste domingo (13) e a expectativa gira em torno de um grande jogo. Sinceramente não me arrisco a citar um favorito, pois conheço a força do Sub Zero e o super elenco do Nova Barca, mas acredito que o detalhe poderá ser o fator decisivo deste confronto.

Na torcida
Falando na final da 2ª Divisão do Praiano de Cristal, a decisão terá frente a frente as equipes do Mônaco e do Lokomotiva. Acredito também que as duas agremiações devam fazer uma final muito disputada, mas neste jogo, não é nem questão de nominar um favorito, mas sim, quem eu gostaria de ver campeão. No caso, estarei na torcida pelo Mônaco, principalmente em virtude do seu treinador, o Tio Dé, para os mais chegados. Curiosamente ele começou a competição no comando o Red Bull, mas em meio ao certame, precisou deixar a equipe e acabou assumindo o Mônaco. Tio Dé vêm buscando esta afirmação e vejo nele um cara que pra mim tem as características que o futebol amador requer. Entrega, compromisso, responsabilidade, seriedade e o mais importante de tudo isso que citei, um espírito agregador entre os atletas. Boa sorte e mais cedo ou mais tarde a hora vai chegar.

Quem pensa na base, promove o futuro
No domingo (06), começou a disputa pela categoria Sub 17 da Taça Prainha, envolvendo nove equipes, oriundas dos municípios de Camaquã, Cristal, Tapes, Dom Feliciano e Guaíba. Foram nove jogos pela fase classificatória, onde os outros quatro confrontos que estavam previstos pelas quartas de finais, foram transferidos em virtude de a quadra estar com muito acúmulo de água após a forte chuva no começo da tarde. Neste próximo final de semana, prosseguem os jogos pela base com a disputa de outras categorias. Deixo aqui registrado os parabéns ao Diretor de Esportes, Everton Peglow e desta forma estendo a todos os envolvidos, pois incentivar as categorias de base é a certeza de que a renovação está garantida.

Injúria Racial
O técnico da equipe Sub-20 do Grêmio Atlético Farroupilha, da cidade de Pelotas, Marchel Brum Rollo, foi vítima de Injúria Racial no último domingo (06), durante um torneio realizado no estádio Nicolau Fico. Ex-atleta profissional, Fuca teve uma breve passagem pelo Guarany de Camaquã, mas o conheci realmente, quando assumi o comando técnico da equipe do Esporte Clube Botafogo de Santa Isabel, ocasião em que disputei meu primeiro Municipal de Futebol de Campo em São Lourenço do Sul. De lá pra cá, nos tornamos grandes amigos, onde com uma grave lesão, não pode fazer parte do grupo, que no ano seguinte viria conquistar o inédito título. Porém, poucos sabem que o Fuca me ajudou muito através de conversas por WhatsApp, dando dicas e sugestões em muitos momentos. Fiz este breve relato somente para contextualizar o cara espetacular que ele é.

Entenda o Caso
Na terça-feira (08), Fuca concedeu entrevista ao Programa A Hora e a Vez do Esporte e falou sobre o caso. Fuca disse que um determinado atleta de sua equipe, não estava rendendo e acabou sendo dispensado pelo Clube. No domingo, este atleta participou do referido torneio defendendo outra equipe e durante o jogo, sua mãe e também sua namorada, passaram a lhe ofender com palavras ofensivas, descrita em ocorrência policial como “nego sujo, nego chinelo e nego macaco”. Fuca disse que irá até o fim em busca de justiça e que jamais havia passado por uma situação desta magnitude, afirmando que acredita na igualdade entre todos os seres humanos e também na justiça. Nas redes sociais, ele recebeu uma enxurrada de manifestações de apoio e o Farroupilha soltou uma nota de repúdio, afirmando que o caso será levado adiante. Que um dia possamos nunca mais falar em racismo, pois eu não consigo achar uma explicação para qualquer pessoa agir desta maneira contra outra, em virtude de sua cor. Força Fuca, Deus é maior.
