Hoje é o Dia da Mulher

Leia a coluna de Alvorino Osvaldt, advogado, comunicador e anfitrião do programa Controle Geral, transmitido aos sábado através da Clic Rádio.
Hoje é o Dia Internacional da Mulher! Você já pensou na importância desta data? Quando pensamos nas mulheres retratadas nas peças publicitárias, você já se perguntou: quem são essas figuras que representam as mães no Dia das Mães? Quem é a mulher que representa uma campanha de conscientização contra o câncer de mama? Qual é o corpo escolhido para vender biquíni? Qual é a cor da pele da mulher que serve de modelo para uma marca de maquiagem? Quando você olha para essas fotografias, você se sente representada como mulher?
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Mulheres que precisam reafirmar que seus desejos sexuais são tão naturais quanto os masculinos e, nem por isso, são dignas de menos respeito. Ao longo da história, as mulheres foram inferiorizadas e tiveram o acesso ao trabalho remunerado dificultado. Sua inserção no mercado aconteceu apenas em meados de 1930, por causa dos efeitos da revolução industrial. Com o desenvolvimento tecnológico e o surgimento das máquinas, veio a necessidade de contar com mais mão de obra, incluindo a feminina. Entretanto, ainda que elas desempenhassem o mesmo trabalho de um homem, os salários eram menores e a jornada de trabalho podia durar até 16 horas por dia.
A situação melhorou um pouco em 1943, depois que as leis trabalhistas reduziram a jornada de trabalho para 44 horas semanais. Até meados da década de 1960, as mulheres casadas precisavam da autorização legal do marido para participar do mercado de trabalho. A partir da década de 1970, os movimentos feministas começaram a se manifestar no Brasil, lutando por direitos e melhores condições de trabalho. Na mesma direção, 1975 foi decretado pela ONU como “Ano Internacional da Mulher”, o que ajudou a abrir algumas portas.
Nesse caminho, o movimento feminista passou a tomar proporções mundiais e forçou a ressignificação do papel da mulher na sociedade e na forma como ela era vista. A inclusão de mulheres no mercado de trabalho e o investimento em sua qualificação significa a possibilidade de alcançar melhores níveis socioeconômicos. Esse é um ótimo motivo para tratar a igualdade de gênero como prioridade. é preciso que as instituições reflitam sobre o quanto elas são reconhecidas, quais salários elas recebem e quais posição elas ocupam.
Para melhorar a atuação da sua empresa nesse aspecto, é necessário refletir sobre a importância e a capacidade de sua atuação em todos os setores da atividade humana e abra espações para a atuação delas, principalmente nas áreas de liderança e chefia em empresas e entidades.
As mulheres lhe parecem fracas porque você não conhece a verdadeira força delas. Apoie e proteja-as pois com a força delas o mundo poderá ficar bem melhor!
Prá você pensar:
“Em todos os lugares em que as mulheres colocam os pés, há amor e luta! Feliz Dias das Mulheres para as heroínas da vida real!”Camaquã (RS), 08 de Março de 2024.