“Fibromialgia – o peso invisível da dor” é o tema do Elas por Elas desta quarta-feira (19)
No dia seguinte, o programa é disponibilizado na íntegra através do Spotify do Clic Camaquã, em formato de podcast

A apresentadora e escrivã da Polícia Civil Bianca Benemann convida para mais uma edição do programa Elas por Elas, nesta quarta-feira (19), a partir das 19h, logo após o Estúdio Clic. O programa é exibido ao vivo com imagens no Youtube e Facebook do Clic Camaquã, além da transmissão no aplicativo da Clic Rádio.
No dia seguinte, o programa é disponibilizado na íntegra através do Spotify do Clic Camaquã, em formato de podcast.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
As convidadas desta semana tratarão sobre Fibromialgia, uma doença crônica que afeta entre 2% e 4,4% da população brasileira. É a segunda maior causa de doença reumatológica no país, depois da osteoartrose e afeta mulheres de seis a sete vezes mais do que os homens.
Conforme o site do Uol, às vezes, há um desencadeador direto da síndrome, como operações menores ou procedimentos triviais que não estão associados a uma dor intensa. No entanto, eles podem ser o início da fibromialgia.
Um método para detectar a doença é baseado nos chamados pontos sensíveis, no qual 18 pontos no corpo são pressionados pelo médico. Se houver uma reação de dor em 11 deles, é provável o diagnóstico de fibromialgia. No entanto, esses testes são extremamente individuais, podem ser interpretados de diversas maneiras e exigem anos de experiência de médicos.
Confira as convidadas:
Maria Alice Berta

Advogada, atuante no direito cível desde 2012, pós-graduada em Direito de Família pela Tríade Estudos Jurídicos, pós-graduada em Direito Previdenciário pelo Instituto IMADEC, pós graduanda em Mediação pela Faculdade do Centro de Mediadores, pós-graduanda em Direito Imobiliário extra-judicial pela Escola Marcos Salomão Educação e subcoordenadora da Comissão de Mediação IBDFAMRS.
Michelle Chiodelli

Médica psiquiatra formada pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre, especialista em Psicoterapias e em Neuromodulação com tecnologia REAC e atua em clínica privada e em emergência psiquiátrica na cidade de Porto Alegre.